top of page
Buscar
Foto do escritorKérolen Ribeiro

Quem foi Madre Teresa de Calcutá




Madre Teresa de Calcutá nasceu em 26 de agosto de 1910 em uma família albanesa em Skopje, capital da atual república da Macedônia – que na época pertencia à Albânia –, com o nome de batismo Gonxhe Agnes Bojaxhiu.


Ela entrou em 1928 para a ordem religiosa Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, que tem sede na Irlanda, e passou a usar o nome Teresa em homenagem a Santa Teresa de Lisieux. Enviada a Calcutá, na Índia, foi professora durante muitos anos em uma escola para meninas de classe alta, antes de decidir servir a Deus através dos pobres. No início de 1948, se mudou para os bairros pobres de Calcutá, onde suas ex-alunas se tornaram, a seu lado, as primeiras Missionárias da Caridade.




Em 1952, ao observar uma mulher agonizante, abandonada na rua e com os pés atacados por ratos, ela sentiu uma profunda comoção e decidiu assumir uma nova tarefa: ajudar os mais pobres entre os pobres. Depois de procurar com insistência as autoridades da cidade, conseguiu a concessão de um antigo edifício para dar abrigo às pessoas que sofriam de tuberculose, desinteria e tétano, as quais nem os hospitais queriam atender. Dezenas de milhares de necessitados passaram pelo lugar. Muitos encontraram uma morte digna, com respeito às suas próprias religiões, e outros se recuperaram graças aos cuidados das freiras. Pelo seu trabalho, ela foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979.




Vemos nas atitudes da querida Madre Teresa um antídoto contra o egoísmo humano: "Compartilhar o que quer que possuímos (amor, comida, afeto, agasalho, atenção...) é um ato de humanidade. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e doar-se. Madre Teresa não “sentia” o amor de Cristo e buscava a resposta de Deus o tempo todo, e poderia ter parado tudo por isso, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é a única coisa que quero. Este é um poderoso exemplo, e vamos lembrar que ela pregava primeiro amor, não a religião.”


Num Mundo onde impera o egoísmo temos a rica oportunidadede admirar o trabalho e saber um pouco de um ser que contagia com o seu imenso amor. O amor, verdadeiro amor que faz da humildade instrumento para ajudar aos menos favorecidos pela vida. Madre Tereza é nosso espelho podemos dizer nosso ídolo, temos profunda admiração por este ser abençoado por DEUS. Que se preocupou, mais que isso, se ocupou em fazer de sua caminhada a luz que ilumina e conforta os corações sofridos,com tamanha generosidade e amor doação.


  • Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/quem-foi-madre-teresa-de-calcuta.html

  • http://www.mensagemespirita.com.br/autor/madre-teresa-de-calcuta/biografia/




18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page